Autor:
Milton Pinheiro (org.)
Número de páginas:
200
ISBN:
978-85-6442-113-4
Editora:
Outras Expressões
Categoria:
História Geral
Peso:
240 g
Preço: R$ 18,00 Comprar
Hoje, os trabalhadores estão nas ruas. Apresentaram-se nas contradições do norte da África, estão se agigantando nas passeatas das grandes cidades europeias, chegaram ao centro do sistema com as movimentações em Wall Street, nos EUA. Está cada dia mais difícil controlar as mobilizações de dezenas de milhares de jovens e trabalhadores, em Portugal, Espanha, França, Itália, Chile, Inglaterra, Alemanha e na África.
Essas lutas precisam de uma politização e da movimentação dos trabalhadores para colocar na ordem do dia, a questão do poder. A vanguarda precisa estar integrada ao processo em curso e, coesa no sentido de construir uma hegemonia, que coloque o bloco histórico em luta aberta e direta no cenário dos confrontos de classes.
O que precisamos no momento é unir o legado da Comuna de Paris, que há 140 anos fez tremular a bandeira vermelha em defesa da humanidade, com as possibilidades abertas na atual vaga de luta social, para marchar contra o sistema. Mais do que nunca, está viva entre nós, a frase lapidar de Walter Benjamim, “A revolução é o freio de emergência para conter a barbárie”.
Precisamos ter em cada lutador social, um comunard a serviço da humanidade. Os trabalhadores encontrarão no seu tempo político, a hora, em que avançaremos para concluir as tarefas que a Comuna de Paris começou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário