Editora Expressão Popular
Livros bons, de boa qualidade e a preços acessíveis. Esse foi o móvel que reuniu, em torno da nossa editora – a expressão Popular –, um conjunto de homens e mulheres das mais diversas faixas etárias, de diferentes profissões, mas cujas trajetórias tinham (e têm) um traço comum: o compromisso com a construção de um novo mundo, a convicção de que um novo mundo é possível e, por fim, a certeza de que essa possibilidade será tanto maior quanto maior for o acesso dos homens e mulheres, sujeitos e protagonistas dessa construção, aos saberes desenvolvidos nesse rumo.
Mas como oferecer livros bons, de boa qualidade e a preços acessíveis, se o custo de produção de um livro é tão elevado?
Como compatibilizar boa qualidade, preços acessíveis e custos elevados? Racionalizar o processo de produção, enxugar ao máximo os gastos com equipamentos etc., pesquisar preços de fornecedores e de materiais, isso não seria suficiente para atingirmos nosso objetivo. Toda editora séria o faz e nem por isso consegue baratear suas publicações de modo a torná-las acessíveis ao grande público.
Na verdade, só havia um caminho: combinar a prática de preços acessíveis com a do trabalho voluntário militante.
Foi então que, a partir de 1999, fomos organizando o comprometimento de centenas de profissionais que pensam no mesmo rumo e transformando nossas idéias em realidade: temos hoje mais de 100 títulos publicados, com preços de capa entre R$ 3,00 e R$ 22,00, com várias edições esgotadas.
Assim, exceto a parte administrativa, que é profissionalizada (recebe salários), a diagramação, que exige trabalho profissional especializado, a impressão em gráfica empresarial, além de uma ou outra ajuda de custo para serviços longos e demorados, funcionamos fundamentalmente com trabalho voluntário militante. Publicamos obras de domínio público, outras originais e outras ainda que já tiveram publicação anterior, mas cuja editora não mais se interessa pelo título, ou simplesmente encerrou suas atividades, e cujos autores e/ou tradutores nos cederam/cedem seus direitos.
Formamos um grande grupo de pessoas, em todo o país e no exterior, trabalhando com a pesquisa de textos e imagens, com a produção, a tradução e a organização de textos. Voluntariamente, sem custos que acarretariam um maior preço de venda do livro. E, certamente, autores e tradutores – mais de uma centena deles – que nos cedem seus trabalhos já publicados para nossa edição.
Paralelamente, como não visamos à disputa do mercado editorial existente, cumprimos o papel de ampliar o hábito da leitura entre os brasileiros, objetivo comum a todos aqueles que se preocupam com a formação cultural do nosso povo e que se dedicam aos negócios editoriais.
EDITORA EXPRESSÃO POPULAR LTDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário