sábado, 3 de setembro de 2011

Sandino - vida e obra

Autor: João Pedro Stédile e Mônica Baltodano (orgs.)
Número de páginas: 176
ISBN: 978-85-7743-088-8
Editora: Expressão Popular
Categoria: Vida e Obra
Peso: 216 g
Preço: R$ 18,00 Comprar

Este livro vem preencher um grande lacuna na historiografia das revoluções na América Latina, pois aborda a vida de Sandino sob a perspectiva de seu papel crucial para o desenvolvimento posterior da revolução nicaraguense, tema sobre o qual pouco se tem publicado no Brasil.

Sandino foi o guerrilheiro que infringiu a primeira derrota militar em solo latino-americano aos militares estadunidenses, em 1933. Desenvolveu com enorme sabedoria os princípios essenciais da guerra de guerrilhas, descobriu a importância do fator político-moral na guerra do povo e, por isso, buscou o respaldo camponês à luta, desenvolvendo um trabalho político dentro do campesinato analfabeto, pobre e abandonado.

O nome de Sandino e sua contribuição começam a aparecer em panfletos e comunicações clandestinas, em pinturas de paredes, nos anos de 1960. Porém, sua luta só pode ser conhecida e divulgada para os nicaragüenses após o triunfo da Revolução em 1979.

Um dos fatores fundamentais para rearticular o espírito de luta do povo nicaragüense – vital para o triunfo da Revolução de 1979 – foi a recuperação da figura, do ideário e da luta de Augusto César Sandino. De seus aportes à resistência latinoamericana contra a dominação imperialista, do espírito que lhe animava, de sua coragem, de sua pureza ética, e, sobretudo, da atualidade de seus principais ensinamentos.

Esta coletânea conta com dois textos referenciais: “Viva Sandino”, escrito por Carlos Fonseca, fundador da Frente Sandinista de Libertação Nacional, e uma análise do pensamento de Sandino de Sergio Ramirez “Sandino Classe e ideologia”. Completa-se com textos do próprio Sandino. 

Sergio Ramirez faz uma análise do pensamento, dos motivos de Sandino, buscados no desenvolvimento de sua práxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário