Número de páginas: 110
ISBN: 978-85-7743-210-3
Editora: Expressão Popular
Categoria: Arte e Crítica
Peso: 180 g
Preço: R$ 15,00 Comprar
No Brasil, reina um quase desconhecimento em torno de Ludovico Silva (na verdade, Luis José Silva Michelena, venezuelano nascido em Caracas, em 1937, e precocemente falecido em 1988). Salvo para uns poucos especialistas no entre nós tão maltratado pensamento latino-americano, a sua obra é praticamente ignorada. Fato lastimável: Ludovico Silva foi um pensador com o qual há muito que se aprender e cuja relevância exige uma atenção cuidadosa (já se disse que ele está, para a cultura da esquerda na Venezuela nos anos 1960/1970, como Mariátegui esteve para a peruana nos anos 1920).
Em El estilo literario de Marx, publicado em 1971 e agora traduzido no Brasil, todas as características do trabalho intelectual de Ludovico Silva estão presentes: a criatividade, o domínio seguro dos instrumentos da análise literária imanente (sem ignorar o enquadramento histórico da textualidade), o conhecimento filosófico e um tratamento original do seu objeto.
Neste ensaio brilhante e polêmico, Ludovico Silva nos apresenta Marx sob uma luz singular: um mestre do estilo, artesão da linguagem, um criador não somente de uma nova teoria social, mas também da forma necessariamente culta e elegante que ela exigia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário