domingo, 4 de setembro de 2011

Os desafios das emancipações em um contexto militarizado

Autor: Ana Esther Ceceña (org.)
Número de páginas: 288
ISBN: 978-85-7743-093-2
Editora: Expressão Popular
Categoria: Política
Peso: 408 g
Preço: R$ 18,00 Comprar

A característica mais evidente do processo de construção e exercício da hegemonia é atualmente marcado por procedimentos e lógicas militares no desenho da política mundial. Não somente as iniciativas de guerra têm sido retomadas, mas também a gestão social adquiriu uma tônica militarizada a partir da identificação do problema a segurança como eixo prioritário. Tudo isto dentro de um marco estratégico no qual o objetivo consiste em criar condições para uma "dominação de espectro completo" desde os escritórios do Comando Conjunto dos Estados Unidos, com todas as implicações que isto acarretar nos terrenos das soberanias nacionais, exercícios democráticos, liberdades sociais e direitos humanos.

Simultaneamente, em parte como causa e em parte como resultado, há uma tendência latente à insurreição generalizada que se manifesta em múltiplas explosões sociais mais, sobre tudo, na construção de alternativas anti-capitalistas ou não capitalistas que aparecem tanto nos discursos de alguns movimentos como em algumas práticas de organização social. 

O Grupo de trabalho Hegemonias e Emancipações do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais se propôs estudar estes processos desvelando suas dinâmicas mais profundas e sutis, acompanhando as lutas dos movimentos sociais e intelectuais para descolonizar o pensamento e as práticas sociais. Entender a dominação nas suas mais variadas vertentes é imprescindível para construir a emancipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário